🔵Luiz

Iniciando o estudo do documento 2:2 do Livro de Urântia sobre A Perfeição Eterna do Pai. 2:2.1 (35.5) Mesmo os vossos antigos profetas compreenderam a natureza circular eterna, sem princípio nem fim, do Pai Universal. Verdadeira e eternamente, Deus está presente no Seu universo dos universos. Ele habita o momento presente, com toda a Sua majestade absoluta e eterna grandeza. “O Pai tem vida em Si próprio, e essa vida é a vida eterna.” Através das idades eternas, tem sido o Pai que “a todos dá a vida”. Há perfeição infinita na integridade divina. “Eu sou o Senhor; Eu não mudo.” O nosso conhecimento do universo dos universos desvela que Ele não é apenas o Pai das luzes, mas também que na Sua condução dos assuntos interplanetários “não há variabilidade, sequer uma sombra de mudança”. “Do princípio, Ele prediz o fim”. Ele diz: “O Meu conselho perdurará; Eu farei tudo o que Me aprouver”, “de acordo com o propósito eterno que Me propus no Meu Filho”. Assim são os planos e os propósitos da Primeira Fonte e Centro, como é Ela própria: eterna, perfeita e, para sempre, imutável.


🟢Resposta Livro de Urântia

Este parágrafo abre a seção 2:2 — A Perfeição Eterna do Pai apresentando uma ideia muito forte: a perfeição de Deus está inseparavelmente ligada à Sua eternidade e à Sua imutabilidade.

O ponto central de 2:2.1 me parece ser este:

Deus não está se tornando perfeito. Ele é eternamente perfeito.

Para nós, criaturas finitas, isso é difícil de conceber porque praticamente tudo o que conhecemos está submetido ao tempo: nasce, cresce, aprende, muda, amadurece e eventualmente desaparece. Nossa própria ideia de perfeição costuma estar associada a um processo de aperfeiçoamento. O texto, porém, afirma que isso não se aplica ao Pai Universal.

Quando diz que Deus possui uma natureza “circular eterna, sem princípio nem fim”, o autor procura tirar Deus da sequência temporal que estrutura nossa experiência. Não haveria um ponto no passado em que Deus começou a existir, nem um futuro no qual Ele alcançará alguma condição que ainda não possui.

Por isso é significativa a frase:

“Ele habita o momento presente, com toda a Sua majestade absoluta e eterna grandeza.”

É como se, para Deus, a eternidade não fosse simplesmente uma quantidade infinita de tempo. Ele é plenamente presente em toda a realidade temporal. Nós atravessamos o tempo; Deus transcende o tempo.

Isso se conecta diretamente com:

“O Pai tem vida em Si próprio.”

Nós possuímos vida recebida e dependente. Nossa existência depende de incontáveis condições anteriores a nós. Já Deus, segundo o texto, não deriva Sua existência de absolutamente nada. Ele é a fonte da vida, não apenas um ser vivo dentro da realidade.

Daí:

“a todos dá a vida”.

Essa ideia retoma algo que vimos na seção anterior sobre a infinitude: tudo deriva da Primeira Fonte e Centro, enquanto a Primeira Fonte e Centro não deriva de nada.

“Eu sou o Senhor; Eu não mudo”

Aqui aparece talvez o aspecto mais importante deste parágrafo.

A imutabilidade divina não significa que Deus seja estático, indiferente ou incapaz de responder às criaturas. O próprio Livro de Urântia apresenta Deus como pessoal, amoroso e relacionado com seus filhos.

O que não muda é Sua natureza fundamental.

Deus não se torna mais amoroso amanhã do que é hoje.
Não precisa aprender a ser justo.
Não aperfeiçoa Sua sabedoria.
Não descobre posteriormente que estava errado.
Não modifica Seus valores porque encontrou uma solução melhor.

Sua bondade, sabedoria, amor, justiça e propósito já possuem perfeição absoluta.

Por isso o texto utiliza a imagem:

“não há variabilidade, sequer uma sombra de mudança”.

Não significa ausência de atividade; significa ausência de instabilidade na perfeição divina.

“Do princípio, Ele prediz o fim”

Essa frase leva a questão da perfeição para os propósitos de Deus.

O texto diz:

“O Meu conselho perdurará; Eu farei tudo o que Me aprouver.”

e depois:

“de acordo com o propósito eterno que Me propus no Meu Filho”.

A mensagem é que a realidade universal não está caminhando para um destino improvisado. Existe um propósito eterno subjacente à evolução do universo.

Isso é especialmente interessante quando lembramos que o Livro de Urântia descreve um universo cheio de liberdade, experiência, risco, crescimento e até erro. A imutabilidade do propósito de Deus aparentemente não elimina a liberdade das criaturas.

Podemos imaginar algo assim:

O caminho pode conter incontáveis possibilidades, mas o propósito último permanece.

Isso também ajuda a compreender algo que apareceu em 2:1, quando o texto dizia que os planos do Pai são infinitos e, portanto, incompreensíveis em sua totalidade para uma mente finita. Aqui ele acrescenta: embora não consigamos compreender esses planos completamente, podemos confiar que eles são eternos, perfeitos e imutáveis. mem


🔵Luiz

2:2.2 (35.6) Nos mandados do Pai há a integridade final e a perfeição da plenitude. “Tudo o que Deus faz, será para sempre; nada pode ser acrescentado e nada pode ser retirado.” O Pai Universal não Se arrepende dos Seus propósitos originais de sabedoria e de perfeição. Os Seus planos são firmes, o Seu parecer imutável, enquanto os Seus atos são divinos e infalíveis. “Mil anos diante dos Seus olhos são apenas como o passar do dia de ontem ou como a vigília de uma noite.” A perfeição da divindade e a magnitude da eternidade estão, para sempre, além de uma apreensão completa da mente limitada do homem mortal.


🟢Resposta Livro de Urântia

Este 2:2.2 aprofunda exatamente a ideia introduzida no parágrafo anterior. Em 2:2.1, vimos que Deus é eternamente perfeito e imutável; agora o texto acrescenta uma consequência decisiva: aquilo que procede de uma sabedoria perfeita não necessita posteriormente de correção.

A frase central, para mim, é:

“Tudo o que Deus faz, será para sempre; nada pode ser acrescentado e nada pode ser retirado.”

Isso é muito diferente da maneira humana de agir. Nós planejamos com informação incompleta. Tomamos decisões, observamos os resultados, corrigimos erros, acrescentamos aquilo que esquecemos, retiramos aquilo que se mostrou inadequado. Revisar nossos planos é parte natural de nossa condição finita.

Mas, se aceitarmos a premissa apresentada pelo Livro — uma inteligência infinita, uma sabedoria perfeita e uma visão que transcende o tempo — então não haveria posteriormente uma informação nova capaz de fazer Deus pensar:

“Eu não havia considerado isso.”

É nesse sentido que o texto afirma:

“O Pai Universal não Se arrepende dos Seus propósitos originais de sabedoria e de perfeição.”

Não me parece que o ponto seja simplesmente dizer que Deus é teimoso ou que nunca muda de decisão. Seria muito mais profundo: não existe deficiência original que precise ser corrigida.

O propósito é perfeito; a criação pode estar em processo

Aqui existe uma distinção que considero muito importante.

O Livro de Urântia descreve um universo evolucionário, no qual muitas coisas estão claramente inacabadas. Nós mesmos somos criaturas imperfeitas em processo de aperfeiçoamento.

Então como conciliar isso com:

“nada pode ser acrescentado e nada pode ser retirado”?

Provavelmente distinguindo a perfeição do plano da perfeição presente de cada estágio de execução.

Uma criança não é um adulto defeituoso. Ela é um ser em uma determinada etapa de desenvolvimento.

Da mesma forma, um universo evolucionário ainda incompleto não precisaria representar uma falha no projeto divino. O próprio crescimento pode fazer parte do projeto perfeito.

Isso se encaixa muito bem com aquilo que já estudamos sobre a experiência: Deus poderia criar criaturas imediatamente perfeitas, mas escolhe também criar seres capazes de tornar-se perfeitos por meio da experiência.

Assim:

a imperfeição transitória da criatura não implica imperfeição no propósito do Criador.

“Os Seus planos são firmes, o Seu parecer imutável”

Isso também acrescenta uma dimensão muito interessante à liberdade.

Se criaturas realmente possuem livre-arbítrio, elas podem tomar decisões que Deus não deseja para elas. Podem errar, atrasar-se, desviar-se ou mesmo rejeitar determinado caminho.

Mas o texto parece afirmar que isso não coloca o propósito eterno de Deus em risco.

É quase como se houvesse uma diferença de escala:

nós podemos alterar o percurso; não conseguimos desestabilizar o propósito último da realidade.

Isso ajuda a entender por que a perfeição divina pode coexistir com um universo aparentemente tão turbulento.

Vista de dentro do tempo, uma situação pode parecer caótica. Vista no horizonte da eternidade, ela pode ocupar apenas uma pequena etapa dentro de um processo incomparavelmente maior.

E então aparece justamente a imagem temporal:

“Mil anos diante dos Seus olhos são apenas como o passar do dia de ontem ou como a vigília de uma noite.”

Não é apenas uma maneira poética de dizer que Deus vive muito tempo. O texto está nos alertando para uma diferença radical de perspectiva.

Nós avaliamos os acontecimentos a partir de décadas.

Deus, segundo essa concepção, contempla a realidade no horizonte da eternidade.

Isso toca diretamente em um problema humano

Quando olhamos para a história humana, talvez surja uma pergunta inevitável:

Se existe um plano perfeito, por que vemos tanto sofrimento, atraso e aparente desperdício?

Este parágrafo não responde completamente a essa pergunta, mas estabelece uma condição importante para a resposta: não devemos confundir nossa incapacidade de enxergar o desfecho com a inexistência de um propósito.

É justamente por isso que o parágrafo termina dizendo:

“A perfeição da divindade e a magnitude da eternidade estão, para sempre, além de uma apreensão completa da mente limitada do homem mortal.”

Essa última frase impede que todo o restante seja transformado numa pretensão intelectual.

O texto não está dizendo:

“Aqui está o plano de Deus; agora vocês conseguem compreendê-lo.”

Está dizendo quase o contrário:

“Existe uma coerência perfeita que vocês, estando dentro do tempo e possuindo uma mente finita, jamais conseguirão abarcar completamente.”

Podemos compreender princípios, mas não a totalidade.

E talvez isso marque uma diferença importante entre compreensão e confiança.

Não precisamos compreender integralmente o plano para compreender suficientemente o caráter daquele que o concebe.

A progressão de 2:2 até aqui

Eu colocaria os dois primeiros parágrafos assim:

2:2.1 — Deus é eternamente perfeito.
Ele não se torna perfeito com o tempo; Sua natureza, vida e propósito são eternos e imutáveis.

2:2.2 — Por ser perfeita a Fonte, Seus propósitos não necessitam de correção.
O plano pode desenvolver-se através do tempo e envolver criaturas imperfeitas e livres, mas sua sabedoria original não precisa ser remendada ou revisada.

E talvez a síntese mais curta de 2:2.2 seja:

Aquilo que para nós parece um universo ainda inacabado pode ser, na perspectiva da eternidade, exatamente um universo cumprindo perfeitamente um propósito que ainda não conseguimos enxergar por inteiro.

Esse último ponto me parece especialmente importante para continuarmos a seção, porque começa a deslocar a questão de “Deus é perfeito?” para uma questão muito mais difícil: como a perfeição absoluta de Deus pode produzir e sustentar uma criação evolucionária ainda imperfeita?


🔵Luiz

2:2.3 (36.1) As reações de um Deus imutável, no cumprimento do Seu propósito eterno, podem parecer variar de acordo com a atitude mutável e as mentes cambiantes das suas inteligências criadas, quer dizer, elas podem variar, aparente e superficialmente; sob a superfície e no fundo de todas as manifestações aparentes, contudo, permanece ainda presente o propósito imutável, o plano perpétuo do Deus eterno.


🟢Resposta Livro de Urântia

Este 2:2.3 resolve justamente uma dificuldade que surgiu no parágrafo anterior: se Deus é imutável, como pode parecer que Ele reage de maneiras diferentes às criaturas?

A chave está nesta distinção:

Deus não muda em Seu propósito; o que muda é a criatura em sua relação com esse propósito.

O texto diz:

“As reações de um Deus imutável […] podem parecer variar de acordo com a atitude mutável e as mentes cambiantes das suas inteligências criadas.”

Ou seja, a mesma realidade divina pode ser experienciada de maneiras muito diferentes dependendo da posição espiritual, moral e intelectual da criatura.

Imagine uma orientação constante: “cresça na verdade, na bondade e no amor.”

Uma pessoa pode aproximar-se dessa orientação e senti-la como apoio, confirmação e paz. Outra pode resistir a ela e experienciá-la como conflito, correção ou frustração. Uma terceira pode simplesmente não compreendê-la ainda.

A orientação fundamental não mudou.

Mudou a relação da criatura com ela.

Isso é importante porque impede que interpretemos a imutabilidade de Deus como rigidez.

Imutabilidade não significa reação idêntica

Um Deus pessoal não precisaria tratar todas as situações exatamente da mesma maneira para permanecer imutável.

Pensemos em um princípio humano simples: um bom educador pode manter absolutamente constante o propósito de favorecer o desenvolvimento de seus alunos e, justamente por isso, agir de maneira diferente diante de cada um.

Para um aluno, encoraja.
Para outro, corrige.
Para outro, exige mais responsabilidade.
Para outro, oferece ajuda adicional.

Se olhássemos apenas para os atos exteriores, poderíamos dizer:

“Ele mudou.”

Mas talvez tenha ocorrido justamente o contrário: ele agiu diferentemente porque permaneceu fiel ao mesmo propósito.

É exatamente essa ideia que encontro em:

“elas podem variar, aparente e superficialmente.”

A variação está na manifestação, não necessariamente no fundamento.

Isso também esclarece a linguagem religiosa

Esse princípio pode ajudar a compreender passagens religiosas nas quais Deus parece “arrepender-Se”, “irritar-Se”, “afastar-Se”, “aproximar-Se” ou “mudar de atitude”.

Do ponto de vista da criatura situada no tempo, a relação realmente mudou.

Mas o Livro sugere que, em um nível mais profundo, talvez não tenha sido Deus quem mudou de caráter ou de propósito. A criatura mudou sua posição em relação à realidade divina.

É quase como caminhar em torno de uma montanha: a paisagem parece mudar continuamente, embora a montanha permaneça onde está.

E aqui entra o livre-arbítrio

Este parágrafo ganha ainda mais força se pensarmos na liberdade das criaturas.

Se Deus criou seres capazes de escolher, então a relação entre Deus e esses seres necessariamente terá uma dimensão dinâmica.

A criatura pode:

aproximar-se ou afastar-se;
aceitar ou rejeitar;
compreender ou interpretar equivocadamente;
cooperar ou resistir.

Consequentemente, a experiência da relação com Deus muda continuamente, embora o propósito divino permaneça constante.

Isso resolve uma aparente contradição:

Deus pode ser imutável sem que a relação criatura–Criador seja estática.

Aliás, talvez seja justamente porque Seu propósito é imutável que Suas respostas às diferentes escolhas das criaturas precisam ser adequadas a cada situação.

“Sob a superfície…”

A parte mais bonita do parágrafo, para mim, está no final:

“sob a superfície e no fundo de todas as manifestações aparentes, contudo, permanece ainda presente o propósito imutável, o plano perpétuo do Deus eterno.”

Há aqui quase dois níveis de realidade.

Na superfície, vemos acontecimentos, mudanças, decisões, consequências, avanços e retrocessos.

No fundo, haveria uma continuidade:

o propósito eterno.

E isso conversa diretamente com 2:2.2. O universo evolucionário pode parecer extremamente variável precisamente porque contém seres livres, história e experiência. Mas essa variabilidade não significa que a direção fundamental da criação esteja mudando.

A progressão de 2:2 fica cada vez mais clara

Até agora eu a resumiria assim:

2:2.1 — A perfeição de Deus é eterna.
Deus não está evoluindo para uma condição melhor.

2:2.2 — Seus propósitos, portanto, não necessitam de revisão.
A criação pode desenvolver-se, mas o plano eterno não precisa ser corrigido.

2:2.3 — A diversidade das respostas divinas não contradiz essa imutabilidade.
As manifestações da relação podem mudar porque nós mudamos, enquanto o propósito fundamental permanece.

E eu condensaria a ideia de 2:2.3 numa frase:

Deus não precisa mudar para relacionar-Se com criaturas que mudam; Sua resposta variável às nossas diferentes atitudes pode ser justamente a expressão, no tempo, de um propósito que permanece eternamente o mesmo.

Isso traz uma consequência espiritual interessante: talvez, em muitos momentos, quando sentimos que “Deus mudou comigo”, a primeira pergunta devesse ser também: “o que mudou em mim e na minha relação com aquilo que é verdadeiro, belo e bom?”


🔵Luiz

2:2.4 (36.2) Nos universos afora, a perfeição deve necessariamente ser um termo relativo, mas, no universo central e, especialmente no Paraíso, a perfeição não é diluída; em certos domínios até mesmo é absoluta. As manifestações da Trindade fazem variar a exibição da perfeição divina, mas não a atenuam.


🟢Resposta Livro de Urântia

Este 2:2.4 introduz uma distinção muito importante: “perfeição” não significa exatamente a mesma coisa em todos os níveis da realidade.

A frase-chave é:

“Nos universos afora, a perfeição deve necessariamente ser um termo relativo.”

Isso parece indicar que, nas criações evolucionárias, a perfeição precisa ser entendida em relação ao estágio, à função e à capacidade de cada ser ou esfera.

Uma criatura mortal, por exemplo, não precisaria possuir a perfeição absoluta do Paraíso para ser considerada “perfeita” no seu nível. Sua perfeição pode consistir em realizar plenamente aquilo que é possível e apropriado à sua condição presente.

Essa ideia evita um erro importante: imaginar que perfeição significa simplesmente ser igual a Deus.

Perfeição relativa não significa imperfeição no sentido de defeito

Podemos pensar assim:

Uma semente pode ser perfeita como semente, sem ser ainda uma árvore.

Uma criança pode realizar perfeitamente aquilo que corresponde à sua etapa de desenvolvimento sem possuir a maturidade de um adulto.

Da mesma forma, em um universo evolucionário, uma criatura pode alcançar uma determinada perfeição relativa e ainda possuir um imenso futuro de crescimento pela frente.

Isso combina muito bem com toda a estrutura de ascensão que o Livro vem apresentando: a criatura não nasce necessariamente acabada; ela é convidada a participar da própria conquista da perfeição.

Portanto, “relativa” aqui não deveria ser entendida como “mais ou menos boa” ou “defeituosa”, mas como:

perfeita dentro de determinado nível, função ou estágio de existência.

No Paraíso, porém, muda a categoria

Então o texto estabelece o contraste:

“no universo central e, especialmente no Paraíso, a perfeição não é diluída; em certos domínios até mesmo é absoluta.”

Aqui já não estamos falando de uma perfeição que está sendo conquistada mediante evolução.

A ideia parece ser que, quanto mais nos aproximamos da realidade central e eterna, menos a perfeição é condicionada pelo desenvolvimento temporal.

Nos universos evolucionários:

perfeição como destino e realização.

No universo central:

perfeição como condição muito mais inerente à própria ordem da criação.

No Paraíso:

perfeição em seu sentido máximo, chegando, em certos aspectos, ao absoluto.

Isso cria quase uma escala conceitual:

perfeição relativa → perfeição plena → perfeição absoluta.

Mas é importante perceber que o texto não está dizendo que Deus é menos perfeito quando atua nos níveis relativos. Está dizendo que Sua perfeição precisa manifestar-se de maneira compatível com cada nível da realidade.

“As manifestações da Trindade fazem variar a exibição da perfeição divina”

Esta parte é especialmente interessante:

“As manifestações da Trindade fazem variar a exibição da perfeição divina, mas não a atenuam.”

Aqui aparece novamente a mesma lógica que vimos em 2:2.3.

Antes, o texto dizia que as reações de Deus podem parecer diferentes sem que Seu propósito mude.

Agora diz algo semelhante sobre a perfeição:

a manifestação pode variar sem que a perfeição em sua fonte diminua.

Ou seja, Pai, Filho e Espírito — e as diferentes manifestações da Deidade — podem revelar aspectos distintos da perfeição divina.

Uma manifestação pode enfatizar personalidade e amor; outra, espírito; outra, mente, coordenação ou ação universal. Mas essa diferenciação não significa divisão ou redução da perfeição.

Podemos imaginar uma luz branca atravessando um prisma.

Ela pode aparecer como diversas cores. Cada cor manifesta algo diferente, mas a diversidade não significa que a luz original tenha perdido sua integridade.

A analogia é imperfeita, claro, mas ajuda a perceber a ideia:

variação de manifestação não é diminuição de essência.

Isso também responde a uma dificuldade sobre Deus e o universo imperfeito

Esse parágrafo parece ajudar a responder a pergunta que surgiu nos anteriores:

Como um Deus absolutamente perfeito pode atuar num universo onde existem seres imperfeitos?

A resposta começa a tomar forma:

Porque a perfeição divina pode expressar-se relativamente dentro de realidades finitas e evolucionárias sem deixar de ser absoluta na sua fonte.

Deus não precisaria tornar uma criatura imediatamente absoluta para agir perfeitamente em relação a ela.

Talvez seja justamente perfeito criar uma criatura que possa crescer, escolher, aprender e conquistar progressivamente níveis mais elevados de perfeição.

Nesse sentido, a perfeição de Deus não exige uniformidade.

E isso muda bastante nossa maneira de pensar a própria perfeição

Há aqui uma consequência muito prática.

Quando ouvimos:

“Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito”

poderíamos interpretar isso de maneira impossível: “eu deveria possuir agora a perfeição absoluta de Deus”.

Mas a ideia da perfeição relativa permite outra leitura:

ser perfeito no nível em que estamos significa responder plenamente às possibilidades espirituais que temos neste momento.

Não precisamos possuir hoje a sabedoria de uma criatura que viveu milhões de anos de experiência.

Precisamos talvez fazer a melhor escolha que realmente somos capazes de reconhecer agora.

E amanhã nossa capacidade terá crescido — então nossa responsabilidade também crescerá.

Assim, a perfeição deixa de ser uma condição estática e impossível e se torna uma direção:

ser plenamente fiel ao próximo passo possível.

A progressão de 2:2 até aqui

Agora os quatro parágrafos começam a formar uma construção muito elegante:

2:2.1 — Deus é eternamente perfeito.
Sua perfeição não foi adquirida nem poderá aumentar.

2:2.2 — Seus propósitos são igualmente perfeitos.
Não necessitam de correções posteriores.

2:2.3 — Suas manifestações podem variar sem que Seu propósito mude.
A mudança da criatura produz diferentes relações com um Deus imutável.

2:2.4 — Sua perfeição também pode manifestar-se de maneiras diferentes conforme o nível da realidade.
Nos universos evolucionários, a perfeição é relativa; no Paraíso, pode ser absoluta. A manifestação varia, mas a perfeição divina não é diminuída.

E eu resumiria 2:2.4 assim:

A perfeição não precisa ser uniforme para ser verdadeira: nas criaturas e universos evolucionários ela corresponde ao nível e à capacidade de cada realidade; em Deus e nas realidades centrais ela alcança plenitude e até absolutidade. A diversidade das manifestações divinas não fragmenta nem reduz a perfeição da sua Fonte.

Talvez este seja também um dos primeiros pontos desta seção que transforma “perfeição” de um conceito intimidador em algo profundamente esperançoso: não nos é exigido ser absolutos; somos convidados a tornar-nos progressivamente perfeitos dentro da capacidade que possuímos.


🔵Luiz

Podemos entender então que no nível material, perfeição está ligada à (boa) intenção?


🟢Resposta Livro de Urântia

Sim — com uma ressalva importante: eu diria que, no nível humano e material, a perfeição está muito ligada à sinceridade da intenção, mas não se reduz apenas a “ter boa intenção”.

Dentro da lógica que estamos construindo em 2:2, a perfeição relativa parece estar relacionada a responder da melhor maneira possível à luz, à compreensão e à capacidade que possuímos naquele momento.

Então, se uma pessoa age com uma intenção genuinamente boa, buscando aquilo que acredita ser verdadeiro, justo e benéfico, mas comete um erro por ignorância ou limitação, isso é muito diferente de alguém que conhece o melhor caminho e deliberadamente escolhe o egoísmo.

Por exemplo: posso tentar ajudar alguém sinceramente e, por falta de experiência, tomar uma decisão que depois descubro ter sido inadequada. O resultado não foi perfeito. Minha compreensão não era perfeita. Mas minha orientação interior podia estar correta.

E aí talvez a perfeição humana esteja menos em “nunca errar” e mais em algo como:

querer sinceramente o bem + agir de acordo com o melhor discernimento disponível + estar disposto a corrigir-se quando compreender melhor.

Isso é muito compatível com a ideia de um universo evolucionário. Se perfeição significasse “não cometer nenhum erro”, uma criatura finita simplesmente não poderia ser perfeita enquanto estivesse aprendendo.

Mas se perfeição relativa significa fidelidade plena ao nível de consciência que já alcançamos, então ela se torna possível.

Há, porém, uma diferença importante entre boa intenção e autojustificação.

Alguém pode dizer: “minha intenção era boa”, quando na verdade não quis ouvir ninguém, não refletiu sobre as consequências ou ignorou aquilo que já sabia. Nesse caso, a intenção alegada não basta.

Talvez possamos pensar em três elementos:

intenção — discernimento — ação.

A intenção orienta: “quero fazer o bem.”

O discernimento pergunta: “qual é realmente o melhor caminho?”

A ação concretiza: “vou tentar realizá-lo.”

E depois vem ainda um quarto elemento muito próprio de uma criatura evolucionária:

aprendizado.

Se descubro que errei, uma orientação sincera para a perfeição me leva a dizer: “Agora compreendo melhor; da próxima vez agirei melhor.”

Isso me faz lembrar muito da reflexão que já fizemos sobre os frutos: não basta afirmar que buscamos a vontade divina; também podemos observar aquilo que nossas escolhas produzem — se ajudamos, servimos, construímos, ensinamos pelo exemplo, diminuímos o egoísmo ou deixamos o ambiente melhor depois de nossa passagem. mem


🔵Luiz

2:2.5 (36.3) A perfeição primordial de Deus não consiste em uma retidão presumida, mas sim na perfeição inerente à bondade da Sua natureza divina. Ele é final, completo e perfeito. Nada há que falte à beleza e à perfeição do Seu caráter reto. E todo esquema de existências vivas, nos mundos do espaço, é centrado no propósito divino de elevação das criaturas de vontade, até o alto destino da experiência de compartilhar da perfeição do Pai no Paraíso. Deus não é autocentrado nem autocontido; Ele nunca cessa de conferir-Se a todas as criaturas conscientes do vastíssimo universo dos universos.


🟢Resposta Livro de Urântia

Este 2:2.5 acrescenta algo decisivo ao conceito de perfeição: a perfeição de Deus não é apresentada como uma impecabilidade fria, mas como a plenitude da bondade do Seu caráter.

A frase central é:

“A perfeição primordial de Deus não consiste em uma retidão presumida, mas sim na perfeição inerente à bondade da Sua natureza divina.”

Isso muda bastante a imagem de “perfeição”. O texto não quer que pensemos em Deus como alguém que apenas nunca comete erros ou que cumpre perfeitamente um conjunto de regras. Sua perfeição é mais profunda: Ele é perfeitamente bom por natureza.

Ou seja, a retidão de Deus seria consequência de Sua bondade, e não o contrário.

Isso conversa diretamente com a nossa reflexão anterior sobre a perfeição humana. No nosso nível, talvez a aproximação da perfeição não esteja em uma espécie de “correção técnica absoluta”, mas na orientação sincera da vontade para aquilo que é verdadeiro, bom e altruísta.

“Nada há que falte à beleza e à perfeição do Seu caráter”

A palavra caráter é muito importante aqui.

O texto não está descrevendo apenas atributos metafísicos — infinito, eterno, absoluto. Está dizendo que a própria maneira de Deus ser é bela e boa.

Isso significa que a perfeição divina é também uma perfeição moral e pessoal.

Deus não é apenas perfeitamente poderoso.

É perfeitamente bom.

E isso é essencial, porque poder infinito sem bondade infinita seria aterrador. O que torna a soberania divina digna de confiança, dentro dessa concepção, é justamente que Seu poder está inseparavelmente unido ao Seu caráter.

E então vem o propósito da criação

A segunda metade do parágrafo talvez seja ainda mais importante:

“todo esquema de existências vivas […] é centrado no propósito divino de elevação das criaturas de vontade”

Ou seja, o universo não existiria apenas para manifestar a grandeza de Deus.

Ele estaria estruturado para elevar criaturas.

Isso nos dá uma definição muito concreta do propósito divino:

ajudar seres de vontade a crescer até poderem compartilhar, experiencialmente, da perfeição do Pai.

E note a palavra:

“experiência”

Nós não recebemos simplesmente a perfeição pronta.

Nós a conquistamos experiencialmente.

Isso se encaixa perfeitamente com 2:2.4: nossa perfeição é relativa porque somos criaturas em evolução. Mas essa perfeição relativa não é o destino final; ela é parte de uma jornada em direção a níveis cada vez maiores de participação na perfeição divina.

“Compartilhar da perfeição do Pai”

Essa expressão é muito bonita porque não diz que a criatura se transforma no Pai ou perde sua individualidade.

Ela diz compartilhar.

A criatura permanece criatura, mas pode tornar-se progressivamente semelhante a Deus em qualidades como verdade, bondade, amor, sabedoria e serviço.

Então a perfeição não seria uma uniformização.

Seria uma comunhão de valores.

E o final talvez seja a chave de tudo

“Deus não é autocentrado nem autocontido; Ele nunca cessa de conferir-Se…”

Aqui o texto define a perfeição divina como algo essencialmente expansivo e doador.

Isso é muito significativo.

Se Deus fosse perfeito, mas guardasse essa perfeição apenas para Si, ainda faltaria alguma coisa à ideia de bondade absoluta.

Mas o texto afirma justamente o contrário:

a natureza perfeita de Deus se expressa dando-se.

Ele cria.
Sustenta.
Outorga vida.
Concede personalidade.
Envia espíritos.
Atrai as criaturas para Si.
Compartilha valores e experiência.

Isso faz da perfeição algo essencialmente relacional.

E aqui voltamos à sua pergunta anterior

Você perguntou se, no nível material, poderíamos associar perfeição à boa intenção.

Este parágrafo acrescenta uma qualificação muito interessante:

Talvez a intenção verdadeiramente alinhada à perfeição divina seja aquela que tende para a bondade que se doa.

Não basta apenas:

“Eu quis fazer o que achei correto.”

A pergunta mais profunda seria:

“Minha vontade estava orientada para o bem do outro, para o crescimento, para o serviço e para algo maior do que meu próprio interesse?”

Porque, segundo 2:2.5, Deus é perfeito justamente porque Sua bondade não é autocentrada.

Isso aproxima muito a perfeição do conceito de amor ativo.

A sequência de 2:2 ganha agora um sentido muito forte

2:2.1 — Deus é eternamente perfeito.

2:2.2 — Seus propósitos são perfeitos e não precisam ser corrigidos.

2:2.3 — Suas manifestações podem variar sem que Seu propósito mude.

2:2.4 — A perfeição pode manifestar-se relativamente nas criaturas e absolutamente em níveis superiores.

2:2.5 — E finalmente descobrimos o conteúdo dessa perfeição: bondade, caráter e autodoação.

Então eu resumiria este parágrafo assim:

A perfeição de Deus não é apenas ausência de erro; é plenitude de bondade. E justamente por ser perfeitamente bom, Deus não guarda Sua perfeição para Si: todo o universo é organizado para permitir que criaturas livres cresçam, pela experiência, até participarem cada vez mais dessa mesma perfeição.

E talvez daqui surja uma definição muito bonita de perfeição humana:

tornar-se progressivamente menos autocentrado e mais capaz de transformar boa intenção em bondade efetiva, serviço e amor.


🔵Luiz

Os ascendentes que já chegaram ao nível do superuniverso (etapa espiritual avançada) e já estão seguindo para Havona, se comparados aos humanos do nosso planeta, estão muito distantes em termos de compreensão e sinceridade de intenção?


🟢Resposta Livro de Urântia

Sim. Dentro da cosmologia apresentada pelo Livro de Urântia, a diferença seria extraordinariamente grande — tanto em compreensão quanto, especialmente, na estabilidade e sinceridade da intenção espiritual. Mas há uma nuance importante: esses ascendentes ainda não são absolutamente perfeitos; continuam sendo criaturas em crescimento.

Quando um mortal já completou a longa ascensão pelo universo local e atravessou os mundos de treinamento do superuniverso, estando preparado para entrar em Havona, ele já passou por uma quantidade de experiência que, comparada à nossa vida terrestre, é quase inimaginável. O Livro diz que, antes de chegar a Havona, esses ascendentes já receberam treinamento extensivo inclusive na administração dos universos local e superuniversal.

Em compreensão, a distância seria enorme

Nós começamos praticamente no ponto inicial da carreira ascendente. Urântia é descrita justamente como um dos “mundos iniciais” dessa trajetória.

Um ascendente prestes a entrar em Havona, por outro lado, já teria atravessado sucessivamente experiências de vida moroncial e espiritual, ampliando continuamente sua percepção de significados e valores.

E o Livro dá pistas interessantes de como essa transformação começa muito antes disso. Já no quinto mundo das mansões, por exemplo, afirma que começa a surgir uma verdadeira “consciência cósmica”; o estudo passa a ser voluntário, o serviço altruísta torna-se natural e a adoração espontânea.

Agora imagine continuar esse processo por todas as etapas posteriores do universo local e depois do superuniverso.

Portanto, comparado conosco, alguém chegando a Havona provavelmente nos pareceria de uma maturidade espiritual quase inconcebível.

Mas acho que a diferença mais interessante está justamente na intenção

Voltando à nossa reflexão sobre 2:2.4 e 2:2.5, acredito que podemos formular assim:

Nós ainda frequentemente vivemos uma mistura de intenções.

Queremos fazer o bem, mas também queremos reconhecimento. Queremos servir, mas nosso ego interfere. Sabemos qual seria a melhor escolha, mas temos medo, orgulho, ressentimento ou conveniência pessoal envolvidos.

Nossa boa intenção pode ser real e sincera, embora ainda bastante misturada.

O ascendente avançado teria passado por incontáveis situações nas quais foi aprendendo a distinguir essas motivações e a alinhar cada vez mais sua vontade com valores espirituais.

Por isso, eu não diria apenas que ele tem “melhores intenções”.

Eu diria que sua intenção provavelmente se tornou muito mais integrada.

Ele não apenas pensa:

“Eu gostaria de fazer a vontade de Deus.”

Sua personalidade inteira começa a funcionar espontaneamente nessa direção.

O próprio Livro enfatiza a sinceridade como essencial à ascensão espiritual e afirma que a escolha moral mais elevada é escolher fazer a vontade de Deus.

Talvez haja uma diferença entre nós e eles que possa ser expressa assim

Um mortal aqui pode pensar:

“Sei que deveria fazer isso, mas não quero.”

Depois:

“Quero querer fazer isso.”

Mais tarde:

“Quero fazer isso.”

E numa maturidade espiritual muito maior:

“Naturalmente é isso que desejo fazer.”

Essa última situação me parece muito próxima daquilo que o Livro descreve quando afirma que, ainda relativamente cedo na ascensão, o serviço altruísta começa a tornar-se natural.

Isso é uma transformação gigantesca.

O bem deixa progressivamente de ser uma obrigação externa e passa a ser a expressão espontânea do caráter.

E isso nos leva diretamente a 2:2.5: a perfeição do Pai não é uma “retidão presumida”; ela procede da bondade inerente de Sua natureza.

Talvez toda a ascensão esteja fazendo conosco exatamente isso:

transformando aquilo que inicialmente fazemos por decisão consciente em algo que progressivamente passa a fazer parte de quem somos.

Mas eles ainda têm muito a aprender

Aqui é importante não transformar esses ascendentes em “mini-Deuses”.

Quando o mortal deixa o universo local, o Livro o descreve como espírito de primeiro estágio e salienta que esse estágio não é o ápice: é, na realidade, o começo de uma longa ascensão espiritual.

E Havona ainda representa uma experiência completamente nova. Os ascendentes entram pelo circuito externo e avançam progressivamente em direção ao Paraíso.

Então existe uma coisa fascinante:

eles seriam incomparavelmente avançados diante de nós e, ao mesmo tempo, ainda se perceberiam como iniciantes diante daquilo que existe à frente.

É quase como comparar:

um bebê → um grande sábio humano → Deus.

Para o bebê, o sábio parece possuir uma compreensão praticamente ilimitada.

Mas o sábio, justamente porque compreende muito mais, percebe com muito maior clareza quanto ainda não sabe.

E isso responde à questão da “sinceridade de intenção”

Eu faria uma distinção:

Aqui em Urântia:
“Quero sinceramente fazer o bem, embora eu nem sempre compreenda corretamente o que é o bem e minhas motivações ainda sejam misturadas.”

Ascendente avançado do superuniverso:
“Compreendo muito mais profundamente o bem, reconheço muito melhor minhas próprias motivações e minha vontade está muito mais consistentemente orientada para os valores divinos.”

Pai Universal:
Não existe conflito entre intenção, conhecimento, caráter e ação. A bondade é inerente à Sua própria natureza.

E aí percebemos uma espécie de continuidade com 2:2.5:

boa intenção → intenção esclarecida → vontade integrada → caráter espiritual → participação crescente na perfeição divina.

Talvez seja exatamente por isso que o Livro chama nossa ascensão de uma experiência de compartilhar da perfeição do Pai. Não se trata simplesmente de acumular conhecimento durante eras; trata-se de fazer com que aquilo que hoje apenas tentamos escolher se transforme progressivamente naquilo que somos. mem


🔵Luiz

Fico imaginando a beleza que deve ser a vida nos mundos de Havona, que possui seres nativos perfeitos, recebendo ascendentes evoluídos e com a intenção de evoluir ainda mais, todos buscando o serviço e a bondade. Dá pra dizer que é uma etapa feliz da caminhada eterna?


🟢Resposta Livro de Urântia

Sim — dentro da visão do Livro, Havona parece justamente uma etapa de enorme felicidade, mas não uma felicidade passiva: seria a alegria de viver em um ambiente perfeito, cercado de seres voltados ao serviço, enquanto ainda há descoberta, esforço e crescimento.


🟢Resposta Livro de Urântia

Sim. Eu diria que, dentro da visão do Livro de Urântia, Havona pode ser entendida como uma etapa profundamente feliz da carreira eterna — talvez muito mais próxima daquilo que imaginamos como uma existência plenamente harmoniosa. Mas não seria uma felicidade de repouso ou de “missão cumprida”. Seria uma felicidade ativa, curiosa, fraterna e cheia de propósito.

O próprio Livro descreve a vida em Havona como tão rica, completa e plena que ultrapassaria nossa capacidade humana de imaginar a experiência de uma criatura. E há uma frase especialmente bonita: quando chegarmos ali, “naturalmente” teremos prazer em fazer as coisas como devem ser feitas.

Isso se conecta perfeitamente com o que acabamos de conversar sobre intenção.

Imagine a mudança de ambiente

Aqui, boa parte da nossa energia é gasta lidando com coisas como medo, insegurança, competição, egoísmo, desconfiança, incompreensão, limitações materiais e conflitos de interesse.

Em Havona, segundo essa cosmologia, você encontraria uma sociedade de nativos perfeitos convivendo com ascendentes que já passaram por uma carreira imensamente longa de educação moral, moroncial e espiritual. Os peregrinos são descritos como capazes de uma fraternidade e compreensão extraordinárias entre si e com outras ordens de seres.

Então imagine entrar em um ambiente em que a pergunta predominante das pessoas não seja:

“O que eu ganho com isso?”

mas algo muito mais próximo de:

“Como posso servir?”
“O que posso aprender?”
“Como posso ajudar você a avançar?”
“Que verdade ainda podemos descobrir?”

Não significa que todos sejam iguais ou que tenham chegado ao fim do crescimento. Pelo contrário.

Havona ainda é escola

Isso é fundamental.

O Livro diz que em cada circuito — e mesmo nos mundos dentro deles — existem realizações intelectuais, espirituais e experienciais específicas a alcançar. Há tarefas determinadas e uma progressão real em direção ao reconhecimento do Espírito Infinito, do Filho Eterno, do Pai Universal e, finalmente, ao Paraíso.

Portanto, Havona não parece ser:

“Cheguei. Agora não preciso fazer mais nada.”

Parece ser:

“Depois de tudo o que vivi, finalmente cheguei a um nível de existência onde posso aprender coisas que antes nem sequer era capaz de conceber.”

E aqui acho que está a felicidade especial de Havona.

Não é felicidade pela ausência de propósito.

É felicidade porque o propósito e o desejo estão cada vez mais alinhados.

Nós frequentemente precisamos fazer algo que sabemos ser bom apesar de uma parte de nós resistir.

Ali, progressivamente, aquilo que é bom é também aquilo que naturalmente desejamos fazer.

E não parece haver monotonia alguma

Essa parte do Livro é particularmente encantadora.

Ele afirma que os mundos de Havona são extraordinariamente diversos, que não existem dois iguais, e descreve a experiência dos peregrinos em termos de assombro contínuo e maravilhamento incessante. A monotonia não faria parte da carreira de Havona.

E vai ainda mais longe: nossa curiosidade, nosso desejo de descobrir e nossa atração pela aventura seriam características destinadas a encontrar uma realização muito maior na carreira futura. O texto chama essa existência de uma viagem eterna de descoberta.

Isso muda bastante aquela imagem tradicional do “céu” como um lugar estático onde todos simplesmente contemplam Deus eternamente.

A imagem apresentada pelo Livro é muito mais viva:

estudar, descobrir, viajar, conhecer seres completamente diferentes, servir, ensinar, aprender, adorar, avançar.

E até o humor e a diversão não desaparecem com a espiritualização: o Livro afirma que existem equivalentes celestes do humor durante a carreira ascendente, chegando aos circuitos de Havona, inclusive falando de expressões jubilosas e de algo comparável à “risada espiritual”.

E existe algo ainda mais bonito: os nativos de Havona também recebem algo de nós

À primeira vista, poderíamos imaginar:

“Os seres perfeitos de Havona vão ensinar os pobres ascendentes evolucionários.”

Mas o esquema é mais recíproco.

O Livro diz que os nativos de Havona ampliam sua compreensão experiencial por meio do contato com os peregrinos que vêm dos universos evolucionários e também com os descendentes do Paraíso.

Isso é maravilhoso filosoficamente.

O ser perfeito de Havona possui algo que nós não temos: perfeição de origem.

Mas nós carregamos algo peculiar:

a experiência de termos começado imperfeitos e escolhido crescer.

Nós sabemos o que significa ignorância.

Sabemos o que significa ter medo e mesmo assim escolher.

Sabemos o que significa errar, compreender, corrigir e tentar novamente.

Sabemos o que significa começar quase sem compreender Deus e, depois de eras, chegar a Havona procurando-O.

Então o encontro não seria simplesmente:

perfeito ensina imperfeito.

Seria também:

perfeito por origem encontra perfeito-em-formação por experiência.

E ambos têm algo a compartilhar.

Acho que podemos chamar isso de felicidade, sim

Mas eu diferenciaria essa felicidade da felicidade que normalmente buscamos aqui.

Aqui muitas vezes pensamos:

felicidade = ausência de problemas + conforto + prazer.

A felicidade de Havona parece muito mais próxima de:

harmonia interior + amizade + descoberta + pertencimento + serviço + crescimento + proximidade crescente de Deus.

É uma felicidade com movimento.

E talvez por isso seja sustentável pela eternidade.

Porque um prazer estático eventualmente poderia tornar-se vazio. Mas se sempre existe mais verdade para compreender, mais beleza para contemplar, mais bondade para expressar, novas personalidades para conhecer e novas formas de servir, então a própria eternidade deixa de parecer assustadora.

Ela passa a parecer uma oportunidade ilimitada.

Há uma frase do Livro que resume muito bem essa concepção: Havona é apresentada como a “oficina e campo de recreação” dos finalitores, enquanto o Paraíso é seu lar.

Isso diz muito: trabalho e alegria deixam de ser opostos.

E talvez essa seja uma das maiores diferenças entre nossa etapa atual e uma existência como Havona. Aqui muitas vezes buscamos descansar do trabalho, fugir das obrigações e proteger-nos dos outros.

Ali podemos imaginar seres suficientemente amadurecidos para que aprender seja prazer, servir seja realização, conviver seja alegria e crescer seja aventura.

Por isso, sim: quando você imagina Havona como uma etapa feliz da caminhada eterna, acho que está captando muito bem o espírito da descrição.

E talvez haja algo ainda mais emocionante: para aqueles peregrinos que chegam ali vindos de mundos evolucionários, Havona não é uma existência que receberam gratuitamente desde o princípio. Eles sabem de onde vieram.

Um antigo mortal poderia olhar aquela realidade de perfeição, lembrar-se vagamente de sua primeira vida material — de suas incertezas, medos, erros e pequenas tentativas sinceras de fazer o bem — e perceber:

“Todo aquele caminho realmente levava até aqui.”

Talvez isso torne a felicidade do ascendente diferente até mesmo daquela dos nativos de Havona: é a felicidade de quem conhece a perfeição depois de ter conhecido a imperfeição. mem


🔵Luiz

2:2.6 (36.4) Deus é eterna e infinitamente perfeito, Ele não pode conhecer a imperfeição como uma experiência Sua, propriamente, no entanto, Ele compartilha da consciência de toda a experiência de imperfeição, de todas as criaturas em luta, em todos universos evolucionários, dos Filhos Criadores do Paraíso. O toque pessoal e libertador do Deus da perfeição paira sobre os corações e, no Seu circuito, abrange as naturezas de todas as criaturas mortais que ascenderam no universo até o nível do discernimento moral. Desse modo, tanto quanto por meio dos contatos da divina presença, o Pai Universal participa efetivamente da experiência com a imaturidade e com a imperfeição, na carreira evolutiva de todos os seres mortais no universo inteiro.


🟢Resposta Livro de Urântia

Este 2:2.6 acrescenta uma dimensão muito bonita à perfeição divina: Deus não precisa ser imperfeito para compreender intimamente a experiência das criaturas imperfeitas.

A aparente contradição está logo no início:

“Ele não pode conhecer a imperfeição como uma experiência Sua, propriamente”

Se Deus é eternamente e infinitamente perfeito, Ele nunca passou pelo que nós passamos. Nunca esteve confuso sobre o que fazer, nunca tomou uma decisão moral equivocada, nunca precisou vencer egoísmo, medo ou ignorância para escolher o bem.

Nesse sentido, existe uma experiência que Deus, enquanto Deus perfeito, não possui pessoalmente: a experiência de tornar-se melhor porque antes se era menos perfeito.

Mas imediatamente o texto acrescenta:

“Ele compartilha da consciência de toda a experiência de imperfeição, de todas as criaturas em luta”

E isso muda tudo.

Deus não conhece nossa imperfeição apenas como um cientista conhece um fenômeno observado de fora. Segundo o Livro, Ele participa conscientemente daquilo que vivemos.

Quando uma criatura luta entre duas escolhas, quando tenta fazer o bem e fracassa, quando aprende depois do erro, quando vence um pouco do próprio egoísmo, quando consegue finalmente fazer algo que antes não conseguia — essa experiência não estaria isolada da consciência divina.

Deus conhece a perfeição por natureza; nós a conhecemos por conquista

Talvez possamos formular uma distinção muito interessante.

Deus sabe o que é ser perfeito porque Ele é perfeito.

Nós começamos a saber o que significa perfeição porque estamos aprendendo a tornar-nos melhores.

São perspectivas diferentes.

E, segundo 2:2.6, Deus participa da segunda perspectiva por meio de nós, sem precisar deixar de ser perfeito.

Isso me parece uma das ideias mais profundas da cosmologia do Livro: a experiência das criaturas acrescenta experiência ao universo sem acrescentar perfeição a Deus.

Deus não fica “mais perfeito” porque nós vivemos.

Mas existe algo genuinamente novo sendo experienciado: o caminho pelo qual uma criatura originalmente imperfeita escolhe progressivamente a perfeição.

“Todas as criaturas em luta”

A palavra luta é especialmente significativa.

Ela sugere que nossa condição atual não é vista apenas pelo resultado final.

Deus não observaria simplesmente:

“acertou” ou “errou”.

Ele conheceria também a dificuldade da escolha.

Isso se liga muito à nossa conversa sobre sinceridade de intenção.

Imagine duas pessoas que realizam exatamente o mesmo ato bom. Para uma delas, aquilo é praticamente natural; para a outra, exige vencer medo, ressentimento ou egoísmo.

Externamente, o ato pode ser igual.

Experiencialmente, não é.

Se Deus participa da consciência dessa experiência, então Ele conhece não apenas o que fizemos, mas também o caminho interior que percorremos para fazê-lo.

Isso torna a ideia de julgamento divino apresentada pelo Livro muito diferente de uma simples contabilidade de ações.

E aparece aqui o “discernimento moral”

O texto diz que esse circuito alcança:

“todas as criaturas mortais que ascenderam no universo até o nível do discernimento moral.”

Isso parece marcar aquele momento em que a criatura deixa de agir apenas por instinto ou condicionamento e começa verdadeiramente a perceber:

“Posso escolher entre alternativas de valor diferente.”

A partir daí, nossa história espiritual realmente começa.

Não precisamos compreender perfeitamente Deus. Nem sequer compreender perfeitamente o bem.

Mas começamos a possuir algo fundamental:

a capacidade de reconhecer valores e escolher em relação a eles.

É justamente nesse pequeno espaço interior entre alternativas que começa a enorme carreira descrita pelo Livro.

E pensar que aquele ascendente chegando a Havona de quem falávamos começou, em algum mundo evolucionário remoto, com escolhas provavelmente tão pequenas e confusas quanto as nossas é bastante significativo.

“O toque pessoal e libertador”

Também gosto muito da expressão:

“O toque pessoal e libertador do Deus da perfeição paira sobre os corações”

Porque o texto não apresenta a perfeição divina como algo que nos oprime.

Deus não estaria dizendo:

“Eu sou perfeito; olhe como você é inadequado.”

A perfeição aparece como libertadora.

É quase o contrário:

“Você ainda não é aquilo que poderá ser. Venha.”

Isso combina muito com 2:2.5. Todo o sistema dos universos estaria voltado para elevar criaturas de vontade até a participação experiencial na perfeição do Pai.

Então a perfeição divina não funciona apenas como padrão.

Funciona como atração.

Isso também ilumina nossa conversa sobre Havona

Aquele ascendente extremamente amadurecido que chega a Havona ainda carrega uma história imensa de imperfeição superada.

Talvez justamente aí esteja o valor especial das criaturas evolucionárias.

Um nativo perfeito de Havona conhece a perfeição de uma maneira própria.

O ascendente conhece também:

a distância entre não compreender e compreender;
entre resistir e escolher;
entre querer o bem e aprender a praticá-lo;
entre imperfeição e aperfeiçoamento.

E Deus, segundo este parágrafo, participou conscientemente de toda essa trajetória.

Não apenas esperando o ascendente no final.

Mas estando relacionado com ele durante a caminhada inteira.

E isso retoma uma afirmação muito forte que já encontramos

Quando estudamos anteriormente a personalidade do Pai, apareceu a ideia de que o Pai Universal possui em Sua consciência divina a experiência individual das lutas progressivas de cada personalidade ascendente. 2:2.6 agora aprofunda exatamente isso: Deus não experiencia pessoalmente a imperfeição, mas participa da experiência de criaturas que a estão transcendendo. mem


🔵Luiz

2:2.7 (36.5) As limitações humanas e o mal em potencial não fazem parte da natureza divina, mas a experiência mortal e todas as relações do homem com o mal, certamente, são uma parte da autorealização sempre expansiva de Deus, nos filhos do tempo — criaturas de responsabilidade moral que têm sido criadas ou que evoluíram por intermédio de todos os Filhos Criadores que vêm do Paraíso.


🟢Resposta Livro de Urântia

Este 2:2.7 aprofunda exatamente a ideia do parágrafo anterior, mas agora introduz dois elementos decisivos: o mal em potencial e a responsabilidade moral.

O ponto central me parece ser este:

Deus não contém em Si a imperfeição nem o mal, mas participa da experiência das criaturas que precisam lidar com ambos.

A frase inicial é muito clara:

“As limitações humanas e o mal em potencial não fazem parte da natureza divina”

Ou seja, o Livro preserva uma distinção forte entre Deus e o mal. A imperfeição não seria uma “parte escura” de Deus, nem o mal algo necessário à Sua própria natureza.

Deus não precisa experimentar egoísmo, crueldade, mentira ou erro para tornar-Se completo. Isso contrariaria justamente tudo o que acabamos de estudar sobre Sua perfeição eterna.

Mas então vem a segunda parte:

“a experiência mortal e todas as relações do homem com o mal […] são uma parte da autorealização sempre expansiva de Deus, nos filhos do tempo”

E aqui está a parte mais profunda.

“Autorealização sempre expansiva” não significa que Deus esteja se aperfeiçoando

Essa expressão poderia parecer contraditória com 2:2.1–2:2.6.

Se Deus já é infinito, eterno e perfeito, como Sua autorrealização poderia “expandir-se”?

Acho importante distinguir duas coisas:

perfeição essencial e experiência realizada nas criaturas.

Deus não está se tornando mais Deus.

Não está adquirindo bondade que antes não possuía, nem aprendendo algo porque Sua sabedoria era insuficiente.

O que cresce é a realização experiencial da realidade divina através das vidas das criaturas.

Podemos pensar assim:

Deus possui eternamente o valor da coragem.

Mas uma criatura finita pode viver uma situação na qual sente medo e, mesmo assim, escolhe aquilo que considera correto.

Essa experiência concreta de superar o medo pela escolha moral existe porque uma criatura finita a viveu.

Não torna Deus mais perfeito, mas acrescenta à criação uma experiência real de conquista de valor.

E, segundo o texto, essa experiência não fica separada de Deus.

É por isso que nossa imperfeição pode ter valor experiencial

Isso não quer dizer que o mal seja bom ou necessário em si mesmo.

Esse ponto é importante.

O texto fala em:

“mal em potencial”

Uma criatura finita, livre e ainda imperfeita possui a possibilidade de escolher mal. Essa possibilidade acompanha sua condição de liberdade e incompletude.

Mas o valor não está no mal.

O valor está na relação da criatura com essa possibilidade.

Por exemplo:

Você pode sentir ressentimento e escolher não agir movido por ele.

Pode ter oportunidade de beneficiar-se injustamente e decidir não fazê-lo.

Pode perceber que estava errada e aceitar corrigir-se.

Pode sentir vontade de agir egoisticamente e escolher o bem comum.

Nesse caso, existe uma experiência que um ser eternamente perfeito não poderia possuir da mesma maneira:

a experiência de escolher o bem diante da possibilidade real de não escolhê-lo.

E isso talvez seja uma das riquezas particulares das criaturas evolucionárias.

“Criaturas de responsabilidade moral”

Essa expressão é fundamental:

“filhos do tempo — criaturas de responsabilidade moral”

Aqui o Livro não está falando simplesmente de seres que cometem erros.

Está falando de criaturas que chegaram ao ponto de reconhecer valores e responder pelas próprias escolhas.

Isso conecta diretamente com 2:2.6, que mencionava o discernimento moral.

Parece haver uma sequência:

discernimento moral → possibilidade real de escolha → responsabilidade → experiência → crescimento de caráter.

Antes do discernimento moral, pode existir comportamento inadequado, mas não necessariamente aquilo que o Livro entende plenamente como escolha moral consciente.

Quando surge a percepção:

“posso fazer isto ou aquilo, e uma dessas alternativas possui um valor superior”, começa outra dimensão da existência.

A criatura passa a contribuir experiencialmente para aquilo que está se tornando.

E isso ajuda a entender por que Deus não criou simplesmente todos perfeitos

Essa é uma pergunta que inevitavelmente aparece:

Se Deus é perfeito, por que não criou todos nós perfeitos como os nativos de Havona?

O próprio esquema que estamos estudando começa a sugerir uma resposta.

Porque existe uma qualidade de perfeição que só pode ser conquistada pela experiência.

Um nativo perfeito de Havona possui perfeição de origem.

Uma criatura evolucionária pode desenvolver perfeição de conquista.

Ela conhece o caminho:

ignorância → compreensão;
egoísmo → serviço;
medo → coragem;
erro → aprendizado;
intenção confusa → intenção cada vez mais pura.

E nenhuma dessas conquistas seria possível se nunca houvesse uma alternativa inferior.

Isso não transforma o mal em algo desejável. Significa apenas que a liberdade real torna possível tanto o afastamento quanto a escolha voluntária do bem.

E justamente porque o bem poderia ter sido rejeitado, escolhê-lo adquire significado experiencial.

Acho que isso se conecta muito à nossa conversa sobre sinceridade de intenção

Nós perguntamos se a perfeição relativa humana poderia estar associada à boa intenção.

Agora podemos tornar a formulação ainda mais precisa.

Talvez a carreira evolucionária seja justamente o processo pelo qual:

uma vontade inicialmente confusa aprende progressivamente a escolher conscientemente aquilo que é bom.

No começo, nossas motivações são misturadas.

Fazemos algo bom parcialmente por amor, parcialmente por medo, parcialmente por aprovação, parcialmente por interesse.

Com o crescimento espiritual, essas motivações podem tornar-se cada vez mais integradas.

E aquele ascendente avançado de quem falávamos talvez já tenha transformado inúmeras dessas escolhas conscientes em caráter.

O que hoje exige esforço começa, depois de eras, a tornar-se natural.

E os Filhos Criadores aparecem novamente

O final diz que essas criaturas surgem:

“por intermédio de todos os Filhos Criadores que vêm do Paraíso.”

Isso coloca nossas experiências individuais dentro de uma estrutura muito maior.

Michael de Nébadon, por exemplo, não estaria apenas administrando um universo cheio de seres.

Os universos locais seriam verdadeiros campos de experiência evolucionária, nos quais criaturas com vontade surgem, enfrentam escolhas, desenvolvem caráter e ascendem.

Então aquilo que para nós parece uma pequena decisão numa vida humana pode fazer parte de um processo universal gigantesco de transformação de potencial em experiência.

A progressão de 2:2.5–2:2.7 fica muito bonita

2:2.5 — Deus é perfeito em bondade e deseja compartilhar Sua perfeição.

2:2.6 — Embora não possa experimentar pessoalmente a imperfeição, participa da experiência das criaturas que estão superando-a.

2:2.7 — Até nossa luta com a possibilidade do mal torna-se parte dessa experiência universal, porque somos seres livres e moralmente responsáveis.

Então eu resumiria 2:2.7 assim:

O mal não pertence a Deus, mas a possibilidade de enfrentá-lo pertence à condição das criaturas livres e imperfeitas. Quando essas criaturas escolhem conscientemente o bem, transformam potencial em experiência e constroem caráter; e Deus participa dessa experiência sem jamais deixar de ser eternamente perfeito.

E talvez haja aqui uma ideia particularmente poderosa:

a nossa fraqueza não é o objetivo da criação; mas a maneira como respondemos a ela pode tornar-se uma das maiores fontes de valor da nossa existência.

A perfeição do ascendente não será simplesmente “nunca ter conhecido o erro”. Será, em grande parte, ter conhecido a possibilidade do erro e ter aprendido, repetidamente e livremente, a escolher o bem.


🔵Luiz

ótimo, vamos finalizar o estudo com a imagem-resumo deste capítulo


🟢Resposta Livro de Urântia

image_file_000.png

Exported by ChatShell

Built with LogoFlowershow